Geleia de tangerina murcote
Preparo: 2 dias Rendimento: 10 porções

Geleia de tangerina murcote

Aprenda a fazer uma deliciosa geleia de tangerina, uma receita que vai te surpreender…

Ingredientes:
  • 1kg de tangerina murcote;
  • 900kg de açúcar cristal;
  • 1 colherzinha de café de bicarbonato de sódio;
  • suco de 2 limões;
  • 3 paus de canela;
  • 4 paus de cravo.
Modo de preparo
  1. Lave bem as tangerinas com sabão e água corrente, corte-as em pedacinhos de cerca de 1cm com a casca e tudo. Faz assim: corte primeiro em rodelas e vai retirando as sementes, depois empilhe as rodelas e vai cortando em quadradinhos.
  2. Despeje a tangerina cortada em cubinhos em uma panela grande e funda. Cubra com água filtrada, não coloque muita água, somente o suficiente para cobrir os pedaços de mexerica.
  3. Adicione o bicarbonato de sódio e misture até dissolver, deixe a tangerina de molho nessa água, dentro da geladeira, por 24 horas. Você perceberá e depois desse tempo que os pedacinhos de tangerina absorverão grande parte da água e ficarão mais “gordinhos”.
  4. Depois de 24 horas, coloque a panela com a tangerina e a MESMA água em que ela ficou de molho (não troque a água!) no fogo alto até ferver. Depois que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e cozinhe a tangerina até a casca ficar macia. Você pode testar o cozimento tentando partir a casca com um garfo ou colher. Se partir com facilidade, já está cozida.
  5. Adicione à tangerina cozida o suco de limão, o açúcar, a canela e o cravo. Aumente o fogo novamente e mexa até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe sempre mexendo. Vá retirando a espuma que se acumula em cima da geleia e descarte. Depois de meia hora de fervura, retire a canela e o cravo.
  6. Cozinhe, mexendo sempre, até dar o ponto de geleia. Despeje a geleia ainda quente em vidros esterilizados. Feche bem com as tampas também esterilizadas e vire os vidros de cabeça pra baixo. Deixe nessa posição até esfriar, assim se criará o vácuo que ajudará a preservar sua geleia por mais tempo.
  7. Agora é só saborear e presentear seus amigos! Lembre-se que depois de aberta, a geleia deve ser guardada na geladeira. Fechada ela dura por até seis meses no armário.

Você também pode gostar

Deixe um comentário