Benefícios do abacate ajudam a manter a saúde do coração
Benefícios do abacate ajudam a manter a saúde do coração
Muito conhecido por seu elevado valor calórico, o abacate em muitas vezes, é deixado de lado na hora das compras no supermercado. Ele possui em média 160 kcal em 100g e seus benefícios vão além do valor calórico.
A grande quantidade de calorias presentes na fruta é decorrente do alto teor de gordura que possui. No entanto, essa gordura do tipo monoinsaturada não nos faz mal. Muito pelo contrário! Ela ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicérides, o que auxilia a prevenir e tratar doenças do coração.
Além disso, ele impulsiona a queda do colesterol porque concentra beta-sitosterol, esta substância faz parte do grupo dos fitosteróis, que são quimicamente semelhantes ao colesterol. Por isso, eles conseguem tapear o organismo, sendo absorvidos, lá no intestino, no lugar da molécula gordurosa causadora de danos ao coração.
A glutationa, detectada em altas doses no abacate, é um antioxidante poderoso, que varre os radicais livres capazes de prejudicar as células. A propriedade garante não só a blindagem do coração como uma menor probabilidade de desenvolver outras doenças, como o câncer. Só tome cuidado porque, em um piscar de olhos, a glutationa pode desaparecer. Uma solução é colocar o pedaço da fruta dentro de um pote hermético – e, se quiser, levar à geladeira.
O abacate também auxilia no processo de emagrecimento, pois possui fibras, promovendo a saciedade e ajudando no funcionamento intestinal. E é fonte de vitamina A e E, antioxidantes poderosos que agem protegendo as células, e ainda contém minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio. O potássio é responsável por ajudar a controlar os níveis de pressão arterial.
A recomendação de consumo é de 3 colheres de sopa por dia, como fruta in natura, na salada, em aperitivos e diversas outras preparações.