Conheça os poderes medicinais do abacate

Conheça os poderes medicinais do abacate

O abacate é uma das frutas mais consumidas na gastronomia mundial, mas a fruta não é conhecida apenas pelo seu sabor marcante, seus poderes medicinais e benefícios que pode trazer à nossa saúde também chamam a atenção. Esse alimento ajuda o organismo na prevenção de doenças cardiovasculares e, até mesmo, alguns tipos de câncer, graças a seus fitonutrinetes, substâncias naturais da planta que funcionam como nutrientes.

Recentes pesquisas científicas descobriram dois fitonutrientes presentes no abacate: a glutatoína e o betassitosterol, sendo que a glutatoína age como um antioxidante em defesa do organismo e o betassitosterol ajuda na diminuição dos níveis de colesterol.

Segundo a nutricionista Sheila Basso, especialista em obesidade, emagrecimento e saúde, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), “Os antioxidantes ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres, os quais têm sido apontados como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e do câncer. O abacate é uma das melhores fontes de glutatoína e pode oferecer certa proteção contra o câncer oral, de garganta e outros tipos”, além disso a profissional destacou outros benefícios do abacate para a saúde: “Os abacates, assim como outras frutas e vegetais, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e o fósforo. Eles são ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes que ajudam a promover a saúde dos dentes e das gengivas, e também protegem os tecidos do corpo de danos oxidativos. Além disso, a presença de folatos (vitamina do complexo B) no abacate promove o desenvolvimento saudável das células e dos tecidos”.

Acrescente o abacate na sua dieta:

A gordura do abacate

Infelizmente por conter um valor calórico alto, o abacate é muitas vezes excluído de dietas e regimes de emagrecimento, mas o que pouca gente sabe é que a maior parte da gordura da fruta pode fazer muito bem para a saúde, desde que consumida de maneira equilibrada. Isso acontece porque a maior parte da gordura do abacate é monoinsaturada, o que ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue.

O óleo do abacate

Muito parecido com o óleo de oliva, o óleo de abacate também se destaca pela excelente qualidade nutricional. Por ser extraído da polpa dos frutos e pela similaridade de suas propriedades físico-químicas, alguns estudos apontam a iguaria como uma rica fonte de betassitosterol e de ácido oleico, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode ocasionar problemas no coração).

Fonte: Conquiste sua Vida

Você também pode gostar

Deixe um comentário