Qual a melhor laranja para fazer suco?
Qual a melhor laranja para fazer suco?
Se você está procurando qual a melhor laranja para fazer suco, está no lugar certo. Agora é hora de entender um pouco sobre cada tipo desta fruta cítrica incrível que é líder de vendas no mercado. Afinal, além de extremamente saborosa, a laranja é fonte de vitaminas que garantem o correto funcionamento do organismo. Acompanhe para entender.
Melhor laranja para fazer suco
Encontrar a melhor laranja para fazer suco é uma questão de ponto de vista. Afinal, a melhor laranja vai depender de uma série de critérios que um suco pode pedir. Desde o modo de preparação, até as quantidades necessárias para construir o sabor ideal.
Conheça um pouco sobre os cinco principais tipos de laranjas.
Laranja-pêra
Para produzir um ótimo suco, você poderá utilizar a laranja-pêra. É muito provável que ela seja o tipo mais conhecido e utilizado no Brasil, visto que é cultivada em diversas regiões do país. No mercado é muito fácil de identificá-la, visto que seu tamanho é menor do que as outras.
O gosto desta laranja é levemente adocicado. Se você der sorte, encontrará frutas extremamente doces, o que é um ponto muito positivo para fazer suco. Por mais que ela possua grãos no seu interior, o resultado final da bebida pode ser incrível.
Laranja-lima
Este tipo de laranja, conhecido como laranja-lima, não possui um formato muito conhecido. Não há uma característica que seja facilmente identificada no mercado. Por isso, certifique-se de ler as gôndolas e comprar a fruta correta.
A laranja-lima pode ser usada para fazer suco, tanto quanto as outras. Entretanto, ela não é a fruta mais famosa para este fim. Muitas pessoas preferem consumi-la de forma crua. Ou seja, retirando a casca e ingerindo-a naturalmente. Esta laranja não é ácida, o que a faz ter um diferencial competitivo entre os outros tipos. Você poderá testar e experimentar receitas para ver o que fica melhor.
Laranja-da-terra
Talvez a laranja-da-terra seja o tipo de laranja mais azedo e menos indicado para fazer sucos. O formato dela é muito menor se comparado a outras frutas. E o seu fim mais indicado é o medicinal, servindo como expectorante natural.
Entretanto, isto não quer dizer que ela não possa ser usada para fazer suco. Tudo é possível. Mas, é importante saber que o sabor adocicado natural que você encontraria em outras opções, não irá encontrar nesta. E, desta forma, esta fruta fica sendo uma ótima opção para fazer geleias, doces e compotas, pois a concentração de acidez ajuda no processo.
Laranja-bahia
A laranja-bahia é extremamente versátil. Pode ser considerada uma das frutas mais práticas de serem consumidas, visto que o seu interior não possui sementes. Além do mais, sua casca é extremamente fácil de ser retirada, o que cria um ponto muito positivo para quem busca facilidade no dia a dia.
Assim sendo, se você busca fazer um suco gostoso de laranja, este tipo de fruta pode se tornar um ponto extremamente competitivo. Além do mais, você poderá consumi-la de forma crua. Ou seja, apenas descascando. Pois como você não encontrará sementes, a experiência é ainda melhor.
Esta laranja é fácil de ser reconhecida no mercado, pois sua casca é extremamente amarela e isto chama muita atenção na prateleira. Além de que o tamanho dela é mais avantajado. E uma das extremidades possui a ponta mais acentuada, parecendo um umbigo. Inclusive, em algumas partes do Brasil, esta laranja chama-se laranja-de-umbigo. Curioso, não?
Laranja-seleta
Acredita-se que seja a partir da laranja-seleta que tenha surgido a laranja-bahia. E este motivo se dá pelo fato de ela ser extremamente suculenta, adocicada e com muito suco, semelhante a laranja-bahia. Ou seja, se o seu objetivo é fazer um suco de excelência para o seu público ou até mesmo em casa, poderá optar pela laranja-seleta sem problemas.
A sua casca é amarelada e a acidez interna é quase nula. E isto se converte em mais um motivo para utilizá-la no preparo de sucos e até mesmo outras receitas.
Propriedades da laranja
Apesar da quantidade de opções que temos existem parâmetros técnicos que podemos seguir para a padronização do suco como:
- Brix – a como podemos medir a “doçura”
- Ph – é a acidez da fruta
- Rendimento – litros por quilo
Esses parâmetros são muito importantes para quem quer produzir um suco com excelência!
– –
Fonte: www.supercitrus.ind.br