Abacate: um grande aliado na saúde do seu coração
Abacate: um grande aliado na saúde do seu coração
Receitas com abacate são muito gostosas, mas ainda melhor é saber que essa fruta também faz bem para o nosso coração! Estudos recentes mostram que o abacate é poderoso quando se trata da prevenção de doenças cardiovasculares por causa de sua gordura monoinsaturado, considerado benéfica à saúde dos vasos.
Uma dessas pesquisas, realizada na Universidade de Toronto, no Canadá, mostrou que essa gordura fez a diferença para pessoas que tentavam controlar o colesterol alto, considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.
No primeiro mês de estudo, 24 voluntários com o problema seguiram uma dieta pobre em gorduras saturadas, as grandes vilãs que colocam as artérias em perigo e são encontradas em grande quantidade em produtos industrializados.
No segundo mês, os pesquisadores orientaram parte da turma a adotar um cardápio convencional, com pouca gordura monoinsaturada. O restante, foi estimulado a caprichar no ingrediente que dá fama ao abacate e ao azeite de oliva.
O resultado? No final da análise, os exames de todos os pacientes apontaram uma redução significativa nas taxas de colesterol LDL (partícula que deixa o colesterol se acumular nas paredes das artérias), porém apenas aqueles que colocaram a gordura monoinsaturada na dieta viram aumentar as taxas de colesterol HDL ( que realiza uma espécie de faxina que expulsa a gordura dos vasos). Por isso a importância de abaixar as taxas de um e elevar as do outro.
Por que escolher o abacate?
Outra pesquisa realizada na Universidade Penn State, nos Estados Unidos mostrou o porquê de consumir o abacate ao invés de outras fontes de gordura monoinsaturada. No estudo 45 voluntários acima do peso e com nível de colesterol alto seguiram três padrões de dieta – cada uma por cinco semanas. A primeira era baseada na restrição de gordura. A segunda e a terceira, por outro lado, permitiam doses moderadas do ingrediente – só que, enquanto uma indicava óleos como fontes de gorduras monoinsaturadas, a outra receitava um abacate diário.
Os resultados mostraram que o cardápio abastecido de gorduras monoinsaturadas provenientes da fruta, e não dos óleos, se mostrou mais eficiente na diminuição de triglicérides, colesterol ruim, o LDL, e colesterol total, fatores que escancaram as portas para ataques cardíacos e outras complicações.
Consumir com moderação
O abacate é uma fruta gordurosa e com alto teor calórico, mesmo sendo muito benéfica para o organismo não se pode consumi-la em excesso ou somá-lo à dieta sem realizar nenhum tipo de mudança. É importante que ele se adeque ao cardápio diário e se possível colocar as gorduras monoinsaturadas do abacate no lugar das saturadas presentes nas carnes vermelhas, nos queijos amarelos (muito gordurosos) e na manteiga.
Fonte: Saúde Abril